quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Fazenda Carioca

Empresários que vieram para tocar uma fazenda como empresa.



A minha história com a Fazenda Carioca começou em 2007, quando fui realizar uma palestra em um Simpósio na UNESP de Jaboticabal/SP e lá conheci o Agenor Gado, empresário na cidade de Franca/SP que havia comprado uma fazenda em Peixes/TO juntamente com outros 3 amigos.

Nos últimos dias de 2007 fui visitar a fazenda e iniciei o meu trabalho de consultoria. Muita coisa por ser feita, mas a vontade de fazer acontecer fez o projeto andar e as transformações logo começaram a ocorrer.

Minha primeira visita em Dezembro de 2007.

Trabalhamos com reforma e recuperação das pastagens. Não podíamos errar pois os investimentos estavam sendo grande e eles necessitavam de pastagem com urgência pois a fazenda já contava com um certo rebanho.

A calagem era imprecindível pois o solo era muito acido.




Nos pastos já instalados tínhamos uma grande incidência de invasoras, convenci o Agenor da importância do uso do herbicida para levantar as pastagens.


Logo os primeiros resultados começaram a surgir e a fazenda começou a tomar o seu formato.




Ainda temos muita coisa por fazer, mas a cada ano que passa a situação vai ficando mais fácil de ser trabalhada.


O rebanho esta aumentando e ganhando peso, pouco a pouco o sonho vai se tornando realidade.


Aqui eu e o Agenor Gado trocando idéia sobre o realizado e os caminhos a seguir.

Uma coisa é certa, cada dia que termina é uma vitória e cada dia que inicia um novo desafio a ser vencido.



Posso garantir a todos que a Fazenda Carioca é hoje uma empresa rural!
Querendo conferir, é só visitar!
Wagner Pires
Uma fazenda que caminha para a rentabilidade.

A Fazenda YKK está localizada no município de Bonfinópolis de Minas, trata-se de uma fazenda de 11.000 ha com a atividade de pecuária de corte, leite, café e suínos.
Iniciei minha consultoria a esta fazenda em 2005, época em que a fazenda encontrava-se com suas pastagens em avançado processo de degradação.
Hoje a Fazenda é dirigida pelo Sr. Mauricio Kikuta ele veio com o desafio de reestruturar a fazenda e torná-la sustentável e rentável. De lá para cá renovamos e recuperamos muitas áreas e hoje a fazenda aumentou sua produtividade, diminuiu as áreas de pastagem e aumentou o rebanho, sem falar que os índices zootécnicos melhoraram muito.
Saímos do sistema extensivo e fomos para o intensivo, muito já foi feito, mas ainda temos muito por caminhar, veja algumas fotos e etapas do desenvolvimento da fazenda.



Aqui uma pastagem degradada com alta infestação de invasoras e baixa fertilidade.


Trabalhamos com varias frentes, pois em uma fazenda grande é impossível usar sempre a melhor tecnologia. Fomos obrigados a trabalhar com roçadas mecânicas para aumentar a área de pastagem, mesmo sabendo que as invasoras iriam voltar.


Aqui uma pastagem em recuperação, um processo feitos em varias etapas, pois o custo é alto.


Este é um Tanzânia implantado em um rotacionado onde pretendemos tirar 5000 litros de leite/dia. Este pasto foi formado com adubação e o uso de herbicidas e foi rotacionado em 40 piquetes de 1 ha cada.


Aqui uma imagem da suinocultura da fazenda, tudo feita com muita tecnologia.


Aqui a imagem da ordenha de leite B recém inaugurada e junto ao Tanzânia.

Acima o Sr. Mauricio Kikuta (à esquerda) e o Sr. Sergio (à direita) responsável pela pecuária, numa área reformada com Brachiaria Briazantha Xaraés.
Sem duvida a fazenda melhorou muito, mas ainda tem muito por ser feito.
Todos os investimentos feitos estão gerando resultado positivo e melhoria na receita da fazenda.
Uma coisa é certa sem encararmos a pastagem como uma cultura não tem como a pecuária ser rentável.
Wagner Pires
A Fazenda YKK é uma fazenda que caminha para a sustentabilidade.

Iniciei o trabalho de consultoria em 2004 e quando cheguei a fazenda encontrava-se em avançado estagio de degradação, os pastos já não reagiam mais e o rebanho começava a regredir em seus indices zootecnicos